domingo, 8 de maio de 2011

"As estórias que andamos a tentar impingir aos finlandeses..."



"Os fenícios, os gregos, os romanos, os vândalos, os suevos e os visigodos passaram por cá e por inúmeros outros lugares.


Se 20% da população luxemburguesa é de origem portuguesa, se Paris é a segunda cidade com maior número de portugueses, se existem mais portugueses fora do país do que em Portugal, isso é motivo de orgulho porque...?


Nós não inventámos nem a "maritime compass" (seja lá isso o que for) nem sequer o astrolábio. A descoberta foi árabe e aperfeiçoada por um judeu espanhol chamado Abraão Zacuto.


Também não inventámos o canhão de carregar pela culatra. 


A vela latina foi inventada pelos árabes. 


A salga do peixe é usada em diversas partes do mundo desde tempos imemoriais porque se tratava de uma forma eficaz de preservar o pescado.


A tecnologia da Via Verde foi criada na Noruega. 


Se somos o país com menor número de patentes em todo o mundo isso é, na verdade, algo negativo. 


Arigato não é uma palavra de origem portuguesa. Tem origem numa outra palavra japonesa: arigatai. 
Existem palavras japonesas que tiveram origem no português? Sim, bastantes: "botan" (botão), ou "bôru" (bolo), por exemplo.


O decreto de abolição da escravatura é de 1761 (e não de 1751) e aboliu a escravatura apenas em solo português. Em meados do século XIX ainda andávamos a assinar tratados em que prometíamos pôr fim ao tráfico de escravos a sul do Equador. Chegámos mesmo a permitir que os ingleses efectuassem buscas em navios de bandeira nacional. 


Praticamente todas as culturas com forte presença do porco na sua culinária comem "o porco todo" e têm pratos com as entranhas do bicho.


Napoleão não falhou as três invasões de Portugal. A primeira foi bem sucedida e provocou a fuga da Corte para o Brasil. 


Nessa altura, Portugal nem sequer tinha um exército organizado para fazer face aos invasores.


Foi apenas graças a uma força expedicionária britânica que os franceses retiraram do país. Essa mesma força repeliu outras duas invasões e ajudou a reorganizar o exército português cujas unidades eram, em muitos casos, enquadradas por oficiais britânicos.


Se for verdade que o rendimento do rei de Portugal no séc. XVIII era 30 vezes superior ao do rei de Inglaterra isso apenas comprova a má gestão que foi feita da riqueza proveniente do Brasil enquanto a Inglaterra construía o seu império.


O Hóquei em Patins é popular em vários países que têm partilhado títulos com a selecção portuguesa, nomeadamente a Itália, a Espanha e a Argentina.


Temos a aliança mais antiga do mundo e levamo-la muito a sério. Os ingleses também.


Após as invasões francesas tornaram-se numa força ocupante e tentaram assumir o controlo do país.


No final do séc. XIX ameaçaram-nos com uma guerra se insistíssemos em unir as colónias de Angola e Moçambique.


A letra do nosso hino nacional continua a incitar os portugueses a pegar em armas e marchar contra os canhões britânicos.


Por mais que nos custe, não foi a manifestação dos portugueses que levou a Indonésia a abandonar Timor-Leste.


Por fim, a campanha de recolha de roupas e cereais realizada em 1940 só aconteceu porque Salazar quis apoiar um aliado da Alemanha Nazi que lutava contra as tropas comunistas de Estaline.
Esse aliado de Hitler era a Finlândia.

Não sei o que é mais preocupante, se a quantidade de pessoas que acreditam nestes mitos - semelhantes aos que pululavam nos livros de história do Estado Novo - se o facto de ser assinado por um organismo público, a Câmara de Cascais."

in: The Extraordinay Life of Steed
NOTA: Este texto em nada reflecte a minha opinião. Coloquei-o aqui com o intuito de criar a dúvida e levantar a questão no que respeita a tanto o que se diz nele, como o que se diz no vídeo em causa. 

2 comentários:

  1. Este texto é triste...até porque se o vídeo tem falhas, porque tem, este texto em vez de as corrigir, ainda faz pior...não corrige e engana ainda mais. Ao menos que o fizessem direito...

    ResponderEliminar
  2. criou-se uma "guerra" interessante no meu FB no post sobre este texto. E chega-se exactamente ao que estás a dizer. Para quê deitar abaixo e falar com tal arrogância, quando nem o que aqui está é 100% verdade?! São pontos de vistas. Mas tudo o que é dito, deve ser fundamentado, sempre me ensinaram assim.

    ResponderEliminar