quarta-feira, 31 de agosto de 2011

The Bang Bang Club

Podia muito bem ser confundido com o título de um filme para "Adultos", mas não é. Tendo em conta a violência de algumas imagens acredito que também não seja recomendado a menores. 

The Bang Bang Club foi o nome dado a quatro fotógrafos, activos nos maiores distritos de Africa do Sul no período do Apartheid, entre 1990 e 1994. Os fotógrafos associados ao nome "Bang Bang Club": Kevin CarterGreg MarinovichKen Oosterbroek e o Português João Silva.

O nome "The Bang Bang Club" nasceu num artigo publicado na revista Sul Africana "Living". O Nome em si surge da própria cultura vivida no momento. Os residentes falavam com os fotógrafos sobre o "bang-bang" em referência à violência ocorrida dentro das suas comunidades, mas de uma forma literal, "bang-bang" refere-se ao som de tiros e é uma forma coloquial de nomenclatura utilizada por fotógrafos de conflitos (guerra).

Dos 4 fotógrafos, faço aqui destaque a dois. Kevin Carter, famoso pela fotografia que "lhe custou a vida" aos 33 anos. Numa carta de suicídio disse "Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel.. Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas… Dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos…". E João Silva. Português, 45 anos, vítima de uma mina em 2010 no Afeganistão, perdeu as duas pernas, uma abaixo do joelho, a outra acima. João voltou ao activo em Julho de 2011. 

Relativamente ao filme, conta com a participação de Ryan Phillippe, Malin Akerman, Taylor Kitsch, Frank Rautenbach e Neels Van Jaarsveld (no papel do português) nos papeis principais. 
O desenrolar da acção corre de forma entusiasmante e agarra-nos bem ao ecrã. Admito que para os amantes de fotografia é fácil gostar deste filme. Mostra bem o lado do fotógrafo de guerra, de forma explícita e violenta. Rapidamente se percebe que fotografia de guerra se pode tornar num vício, numa paixão mal amada e doentia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário