segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ascot mesmo aqui ao lado

Quanto mais nos aproximamos do Verão, mais são as festas populares nas milhentas terriolas do nosso Portugal. Quase todas têm o mesmo. Carrinhos de choque, música popular pimbalhosa e uma série de roulotes com farturas e cachorros. Mas quando me disseram que ia haver uma corrida de cavalos em Serzedelo, a minha primeira pergunta foi "Cavalos na reforma com Jockeys bebados?". 
A famosa pista de Ascot, quando comparada com a espectacular pista de Serzedelo, torna-se ridícula. Chegado ao local deparei-me com uma Vila carregadinha de pessoas, onde facilmente se percebia onde era o recinto das corridas (O cheiro a bosta ajudou). Foi uma questão de arranjar um buraco para "la viature" e siga atrás do cheirinho a "terra" e em direcção ao barulho da arena. No local, foi só um chega para lá, chega para acolá e a vista do recinto presenteava-me com uma corrida ainda no seu início. A vista para a recta da meta e primeira e segunda curva, era digna de um qualquer bilhete VIP. 


Entre as duas curvas e mesmo em frente a mim (isto para não dizer, no meio da pista), cavalos e éguas aqueciam (não uns com os outros), adeptos da prática amontoavam-se (sem se tocarem) e a corrida à roulote das cervejas era um mimo. Presumi que ali se fariam algumas das apostas (i)legais.


O diálogo com os nativos de Serzedelo foi fácil e fluido, com muitos "que égua linda", "olha-me aquela crina" ou mesmo, "aquele cavalo com 5 patas para além de se arrastar vai fazer estragos na pista".  No entanto, tudo o que é bom cansa, e uma hora depois de lá estar o aborrecimento bateu à porta levando-me a concluir que estaria na hora de ir embora. A única forma de aguentar a tarde toda nesta actividade é com um consumo elevado de "Mines" e possivelmente uma entrada em pista para defrontar um destes animais que correm muito...mais que eu, até!

Fica um cheirinho do que era a minha vista da zona "VIP"...

Sem comentários:

Enviar um comentário